DICAS

Med Life | Clínica Médica em Guarujá

Med Life | Clínica Médica em Guarujá

Exercícios Físicos para Cada Faixa Etária

Hoje em dia o exercício físico não é mais apenas uma questão estética, isto é, apenas para se manter a forma, a prática de exercícios físicos nos dias atuais é uma necessidade de todos. O exercício físico oferece inúmeros benefícios ao corpo e a mente.

Para cada faixa etária é recomendado algum tipo de exercício físico, por exemplo:

  • Para bebês

    A natação é o esporte mais indicado por ser um esporte completo, a partir dos 4 ou 5 meses de idade o bebê já pode ser matriculado em uma escolinha de natação. É importante sempre o acompanhamento médico e de professores especializados. A natação favorece o desenvolvimento físico e mental da criança, ajuda a criança a crescer e superar os medos, ficar com o corpo mais firme e a desenvolver o raciocínio.

Med Life Guarujá
  • Para crianças pequenas

    Os exercícios físicos são dados em forma de brincadeira. As crianças devem ser estimuladas a brincar com bolas, correr, pular corda, pular amarelinha, entre outros.

  • Para crianças de idade média

    O futebol é altamente recomendado, pois estimula o convívio social e o trabalho em equipe. Além do handebol, que é um jogo de fácil aprendizado e que estimula o pensamento rápido. A peteca é uma brincadeira que exercita o corpo e trás sentimento de companheirismo quando jogada em grupos. A queimada é um jogo que ensina a obedecer a regras e movimenta o corpo.

    Dependendo das características da criança, alguns esportes são mais indicados que outros, por exemplo, para crianças obesas ou muito agitadas o ideal é a prática de caminhada, natação, futebol, para que ela tenha uma perda de calorias. Para crianças mais tranquilas, o tênis de mesa, pingue-pongue, alongamento, dança.

  • Para adolescentes

    O vôlei é um bom esporte, ele aumenta a massa muscular, aumenta a agilidade, melhora o condicionamento físico e a capacidade de racionamento rápido. Além de ciclismo, alpinismo, etc.

Med Life
  • Para adultos

    A corrida, musculação, natação, abdominais, lutas marciais, são recomendadas por melhorarem a musculatura, o condicionamento físico e por promoverem uma interação social.

  • Para idosos

    Um dos exercícios mais indicados é a caminhada. Bastam 30 minutos diários de caminhada para que o corpo tenha saúde. A caminhada para os idosos deve ser realizada com o acompanhamento médico sempre, de preferência deve ser realizada no começo da manhã ou no final da tarde (períodos em que o sol está mais fraco). A fisioterapia também é considerada um exercício físico, e é muito recomendada para idosos que tiveram algum problema de saúde.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe

clique aqui
2018-12-11T14:45:17+00:00